quarta-feira, 28 de março de 2012

DIA DO CIRCO

QUEM NÃO GOSTA DE CIRCO?!
No dia 27 de março comemoramos o Dia do Circo!

Neste dia, faz-se homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, símbolo do circo brasileiro, personagem criado por Abelardo Pinto. Este nasceu no dia 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Você sabia que as primeiras tentativas das práticas circenses começaram China? Lá foram encontradas pinturas de 5.000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.
E aproveitando esse dia, o Grupo Escolar de Minação realizou atividades com apresentação de videos e brincadeiras para comemorar o dia do circo.


Um Pouco da História do Circo:

Conta-se ainda que no ano 108 a.C. aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século XVIII, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.


Comemorando o Dia do Circo no Grupo Escolar de Minação









terça-feira, 27 de março de 2012

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


No Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22/03), o Grupo Escolar de Minação realizou atividades com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação dessa substância vital para a humanidade.
A temática foi debatida em sala de aula através de vídeos e na sexta-feira (23/03) os alunos, juntamente com os professores, realizaram uma pequena passeata pelas ruas da comunidade distribuindo panfletos para os moradores.
Além disso, a turma do 5º ano foi observar a represa da localidade, com foco na poluição das águas.
A intenção de todos os professores que participaram foi justamente chamar a atenção dessas crianças para a preservação e o cuidado que é necessário ter com o meio ambiente.











quarta-feira, 21 de março de 2012

BEM VINDO, 2012!

OLÁ!!! Saudamos a todos os blogueiros da Escola de 1º Grau Luiza Cecília e do Grupo Escolar de Minação.

Pedimos desculpas por este período de inatividade, mas agora voltamos com força total para 2012. Queremos partilhar com vocês o início do nosso ano letivo!

Após concluírmos a Jornada Pedagógica, que este ano teve como tema “Inovando as práticas Pedagógicas”, iniciamos o ano letivo 2012 no dia 06 de fevereiro com inovação e motivação.

Na primeira semana, aconteceram as boas vindas com a execução do projeto “De volta pro meu aconchego”, com dinâmicas, brincadeiras e construção de conhecimentos, já iniciando os processos “Pasta do X” e “Indisciplina, tô fora”; houve o colhimento das expectativas dos educandos, diagnóstico com o “SQA” e uma reunião com educandos, professores, funcionários e equipe de liderança para continuar as boas vindas, apresentando o Mapa Estratégico da Secretaria Municipal de Educação de Barrocas, como também os mapas estratégicos da ELC e do GEM, um diálogo com os discentes acerca de seus direitos e deveres, conforme o Regimento das escolas; no final, a parte mais interessante, as mensagens de boas vindas e a apresentação de fotos com os melhores momentos do ano letivo de 2011.

Na semana seguinte, foi a vez dos pais, mães e responsáveis, numa reunião que, além de apresentar os mapas estratégicos, a Escola dialogou sobre os direitos e deveres dos alunos e explicou a “Agenda dos Pais”, firmando parcerias para as aprendizagens dos discentes.

Concluímos nosso início de ano letivo com o projeto interdisciplinar “Diferentes olhares sobre a cultura e a diversidade no Carnaval brasileiro”, culminando com exposições das produções, concurso de marchinhas e desfile na comunidade com fantasias.

Foi um início de ano letivo de acolhimento, integração, inovação, motivação e aprendizagens. FOI MUITO DIVERTIDO!