quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Em comemoração ao Dia do Funcionário Público, a Direção, juntamente com a Coordenação, homenageou os servidores desta instituição, através de mensagens reflexivas, e fez a entrega do certificado “BRAVO”, pelo trabalho realizado com amor e qualidade, que refletiram nos desempenhos desta escola no ano letivo de 2012. Finalizou-se com uma pequena confraternização com todos os presentes.






















                 Momento da Entrega do Certificado Bravo.








UM POUCO DA HISTÓRIA DO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO:

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganha para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PACTO – TODOS PELA ESCOLA


O Projeto “PACTO – TODOS PELA ESCOLA já está implantado na escola desde o início do ano letivo de 2011. É um projeto que traz resultados perceptíveis para a aprendizagem e a grande novidade é que ele não será trabalhado apenas nos 1º e 2º anos, como a priori, mas também no 3º ano, uma vez que este ano é a série que fecha o ciclo de alfabetização.

Por que esta série está sendo contemplada com o PACTO ainda neste ano letivo de 2012?

Por que foram realizadas pesquisas na educação do município de Barrocas e constatado que alguns alunos iriam terminar o ciclo de alfabetização sem o domínio necessário da leitura e da escrita, requisitos básicos para o avanço em anos posteriores e acompanhamento adequado de aprendizagem.

FALANDO UM POUCO DO PROJETO

Traz a proposta didática de alfabetizar letrando de forma contextualizada com temas e leituras de grande interesse dos educandos, como no exemplo a seguir:
“Magda Soares diz que para alfabetizar e letrar é fundamental considerar a especificidade do processo de letramento e alfabetização”.

No último planejamento foi proposto trabalhar a história “O rato do campo e o rato da cidade”. Os professores dessas turmas irão mostrar essa história em mídia, depois os alunos farão a leitura das imagens, legendas e a explicação do vídeo com a leitura da fábula, ditado e formação de palavras, cartazes ilustrados da literatura, animais e seu habitat, pesquisas dos alimentos que podem ser comprados na cidade ou só no campo, cantigas de roda, produção de frases e tantos sobre animais.

TURMAS DO PACTO REUNIDAS






TURMA DO 1º ANO






TURMA DO 2º ANO




TURMA DO 3º ANO





sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VISITA À MOSTRA DO ACERVO MUSEU ESCOLA COMUNIDADE

Ontem (18/10/2012) as turmas do 8º e 9º anos foram visitar a mostra do acervo Museu Escola Comunidade, no Colégio Municipal de Barrocas, promovido pela Empresa YamanaGold, onde assistiram a um vídeo sobre o surgimento do petróleo e fizeram a visita guiada por um geólogo, o qual explicava cada stand, quais foram: fósseis de animais, o processo de como refina o petróleo, os tipos de rochas e minerais e os tipos de pedras preciosas.
Vale ressaltar que o Programa Museu Escola Comunidade é um programa que integra a programação cultural e educativa do Museu Geológico da Bahia. As ações deste programa são direcionadas às instituições de ensino públicas e privadas, do nível fundamental ao superior, e outros grupos que desenvolvem atividades educativas, sociais e/ou culturais.
Os objetivos do PMEC (Programa Museu Escola Comunidade) são:
– Fortalecer o entendimento e os conhecimentos sobre geologia, mineração, paleontologia, astronomia, jóias e pedras preciosas, entre outros;
– Despertar nos jovens o interesse pela área das geociências;
– Descobrir o quanto a geologia está presente no nosso cotidiano.

 (Texto retirado do folder Programa Museu Escola Comunidade)















quarta-feira, 17 de outubro de 2012

COMEMORANDO O DIA DA CRIANÇA


No dia 11 de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, as turmas do primário participaram de um momento de lazer e muita diversão em um sítio, localizado no distrito de Bandiaçu, Conceição do Coité/BA, onde foi realizado um piquenique, tomaram banho de piscina, entre outras brincadeiras.





























Já no turno da tarde, os professores, juntamente com a direção, realizaram um bingo para os alunos. Neste momento, todos estavam eufóricos, ansiosos e atentos, na tentativa de ganharem os prêmios, que foram:
1º prêmio: um jogo dominós;
2º prêmio: um jogo de baralho;
3º prêmio: uma caixa de bombons;
4º prêmio: um pen drive de 4Gb.

Ao longo dessa brincadeira tivemos cinco ganhadores, os quais ficaram felizes por serem os vencedores.