quarta-feira, 21 de novembro de 2012

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 20 de novembro comemora-se nacionalmente o Dia da Consciência Negra e em nossa Escola não foi diferente. Procuramos valorizar e minimizar o preconceito que ainda persiste em alguns brasileiros.
Foi trabalhado o projeto Consciência Negra, com o tema “Modos de ver, sentir e interagir numa diversidade étnica – a cor da cultura”, através do qual professores e alunos desenvolveram várias atividades no decorrer deste mês de novembro, havendo ontem (20/11) a culminância nos turnos matutino e vespertino.
No Ensino Fundamental I, apresentamos vídeos abordando a consciência negra, houve um desfile da beleza negra e apresentou-se um livro de receitas de origem africana pesquisado pelos alunos do 5º ano. Os professores e alunos também dramatizaram a história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”.
Tivemos a presença das coordenadoras do Baú de Leitura, Adriana e Luzinete, que valorizaram e prestigiaram nosso trabalho. Elas entregaram aos professores uma sacola para que alunos viajassem na leitura.
Foi muito prazeroso desenvolver esse trabalho.






















No Ensino Fundamental II, foram apresentados cartazes sobre a cultura africana, destacando-se seus valores, uma linha do tempo sobre os negros no Brasil e exibição de vídeos. No final, houve uma apresentação de capoeira com o Grupo Eskiva de Ouro, sob orientação do professor Nelsinho, que, ao final, dirigiu algumas palavras aos alunos, convidando-os e incentivando-os a praticarem o esporte.


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROJETO: TEMA TRANSVERSAL - CONSCIÊNCIA NEGRA


Nossa escola pretende formar cidadãos. E cidadania não combina com desigualdade, assim como democracia não combina com preconceito e discriminação. Se as crianças vão à escola é porque desejamos que se desenvolvam plenamente como seres humanos. Diante disso, a nossa escola vai trabalhar o Projeto: Consciência Negra, com o Tema “Modos de ver, sentir e interagir numa diversidade étnica - a cor da cultura". O objetivo é possibilitar reflexão, valorização, inclusão e respeito à diversidade em relação aos modos de ver, sentir e interagir afro-brasileiros, colaborando e enriquecendo a cultura e identidade étnica de forma dinâmica, lúdica e interdisciplinar.