quinta-feira, 23 de maio de 2013



ADMINISTRAÇÃO DA MEDICAÇÃO



O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação do município de Barrocas, informa que no período de 20 a 24 de maio estará realizando a prevenção contra VERMINOSE e busca ativa dos casos de HANSENIASE, nos alunos das escolas públicas na faixa etária de 5-14 anos de idade.

Sendo assim, no dia 22, os alunos do GEM e do ELC com faixa etária de 5 a 14 anos foram contemplados com a dose única de Albendazol, para a prevenção de verminose.
Nesta perspectiva, os professores do ensino fundamental I aproveitando o momento que seria administrado o medicamento a crianças, antes da oferta da dose, fizeram uma pequena apresentação teatral sobre a prevenção de vermes, pois sabemos que os vermes é uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete a todo o ser humano de forma irrestrita. Os resultados decorrentes desta doença podem representar grandes agravos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. Por isso a prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções.

FOTOS:

APRESENTAÇÃO TEATRAL COM FANTOCHES






ADMINISTRAÇÃO DO MEDICAMENTO NO TURNO DA MANHÃ








terça-feira, 21 de maio de 2013


HIGIENE BUCAL

Ações do Programa Saúde na Escola

Embasado nas ações do Programa Saúde na Escola, os professores do ensino fundamental I desenvolveram nesta manhã atividades de higienização bucal, mostrando aos discentes a importância de se ter uma boa higiene oral, a qual é um gesto de saúde que inibe a entrada de bactérias no organismo, uma vez que a nossa boca é um pequeno ninho de bactérias, e normalmente estas bactérias são mantidas sob controle através da higiene oral; que é a escovação dos dentes três vezes ao dia, e também a higienização da língua, que pode ser feita também com a escova de dente.
Nessa perspectiva, com o auxílio do Kit Bocão, proveniente do Programa Saúde na Escola, os professores ensinaram as crianças como fazer uma boa escovação, explicando a elas como usar o fio dental e quantas vezes deve escovar os dentes, além disso, apresentaram e explanaram as consequências que sobrevêm com a falta da higiene bucal, após essas elucidações, os professores conduziram os alunos ao banheiro para escovarem os dentes, mostrando o que aprenderam sobre higiene bucal. Neste momento todos se divertiram e interagiram durante a escovação.



FOTOS:

                           Explicações de como fazer uma Boa Higiene Bucal




     Hora da escovação

  






terça-feira, 14 de maio de 2013




REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

No dia 10 de maio aconteceu mais uma reunião de pais e mestres no Grupo Escolar de Minação no turno da manhã, para a mostra dos boletins da I unidade, além da devolução do CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) e homenagem ao dia das Mães.
Inicialmente a Diretora Aline prestou as boas vindas a todos os presentes lendo uma mensagem sobre mãe, já que estávamos há dois dias que precedia o dia das mães, logo após, deu-se início a devolução do Projeto CAT, onde a vice- diretora Mª Siene explanou sobre o tema e subtema do projeto, respectivamente: Valorização da identidade do campo no semiárido; Identidade e Cultura: O lugar onde eu vivo e as relações interpessoais (na família, na escola e na comunidade) depois foram apresentados os trabalhos que cada turma realizou ao longo da I unidade. No segundo momento a coordenadora Mª Edineusa prosseguiu com a apresentação do mapa estratégico da Escola e com os gráficos de desempenhos de cada turma, sempre frisando o acompanhamento e apoio das famílias no processo de aprendizagem dos seus filhos. Após, os pais se dirigiram às salas de aula juntamente com os professores dos seus respectivos filhos para a mostra dos boletins e conversação sobre os comportamento e desempenhos dos alunos.
Para finalizar, no terceiro momento foi feita a homenagem a todas as mães que estavam presentes, por meio de sessão de slides com mensagem e sorteios de alguns prêmios e a entrega das lembranças produzidas pela direção e professores ao termino a diretora agradeceu a todos e desejou um Feliz dia das Mães!             

FOTOS:
                         A diretora Aline prestando boas vindas para todos os presentes

                                       Público Presente



Sorteio dos prêmios sorteados 






No turno da tarde, na Escola Luiza Cecília a reunião iniciou com as boas vindas da Diretora Aline Cardoso, depois a coordenadora Mª Edineusa apresentou os dados da FADE (Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento do Estudante) e os gráficos de desempenhos de cada turma. No segundo momento, foi feita a homenagem a todas as mães através de vídeos que seus filhos fizeram, ainda ao termino das homenagens foi realizado diversos sorteios para as mães e a entregadas lembranças que os alunos confeccionaram para as mães.
 Para finalizar Aline agradeceu a todos os presentes desejando um Feliz dia das Mães.    

            A coordenadora Edineusa apresentando os gráficos de desempenho
  



                                        O público presente

                                   Entrega  dos prêmios sorteados







quinta-feira, 9 de maio de 2013


O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação do município de Barrocas, informa que no período de 20 a 24 de maio estará realizando a prevenção contra VERMINOSE e busca ativa dos casos de HANSENIASE, nos alunos das escolas públicas na
faixa etária de 5-14 anos de idade.

Agradecem
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal da Educação