terça-feira, 23 de julho de 2013



DIA DO AMIGO



N
o dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo. Em homenagem a esse dia os professores do ELC passaram uma sessão de slides com mensagens reflexivas para os alunos, mostrando que a amizade é como um sentimento de benevolência mútua de simpatia e solidariedade, sendo um relacionamento social que gera consentimento de emoção e posição de respeito ao próximo, mesmo tendo opiniões diferentes. Após a exposição dos slides os professores fizeram a entrega das mensagens, que os alunos produziram para seus amigos, através  do "Correio da Amizade". Foi um momento muito descontraído e cheio de emoções, uma vez que todos os discentes ficavam na expectativa de receber as mensagens enviadas pelos seus amigos. 


 

Fotos:

 Assistindo as exposições de mensagens






  Entrega das mensagens





UM POUCO DA HISTÓRIA DO DIA DO AMIGO

A ideia de criação da data surgiu do dentista e professor argentino Enrique Ernesto Febbraro, pois o mesmo analisava que a partir da chegada do homem à lua, o mundo não teria mais fronteiras, deixando de existir as barreiras nos relacionamentos entre as nações, independente da raça, da ideologia ou da religião.

Na data, Enrique promoveu uma grande festa na capital Argentina, dedicando-a aos amigos. O evento foi um sucesso e a comemoração passou a ser adotada por outras pessoas, se difundindo por todo o mundo. A oficialização da data aconteceu com o decreto nº 235/79.
Em razão da comemoração e criação da data, Enrique Febbraro foi homenageado, recebendo duas indicações ao prêmio Nobel da Paz.
O Brasil adotou a data rapidamente, pois a população de nosso país é acolhedora, simpática e calorosa. Faz parte do perfil do povo brasileiro ser hospitaleiro e fazer muitas amizades.
Mas ser amigo não é somente conhecer e conviver à distância. A verdadeira amizade requer muito mais dessa relação.
Amigo é aquele que estende a mão quando precisamos, que faz críticas construtivas para que possamos crescer enquanto pessoas, que sofre com nossas angústias e com nossos problemas, mas está sempre do lado, dando forças e incentivando-nos a lutar, a não desistir dos nossos sonhos.
Durante a vida, podemos encontrar vários tipos de amigos, amigos para rir, amigos para desabafar, amigos para viajar, amigos para sonhar. Mas também existem aqueles que vêm com as brincadeiras: amigo secreto, no natal; amigolat, na páscoa; ou simplesmente amigo, no dia do amigo.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

quarta-feira, 10 de julho de 2013


 MAQUETES DO MAPA ALTIMÉTRICO

A professora Cleide, a qual leciona à matéria de geografia no ensino fundamental II do 6º ano ao 8º ano. Ao explicar o assunto sobre relevo e hidrografia, fez uma análise sobre o relevo terrestre, o qual apresenta diferentes altitudes, que é a distância vertical de um ponto da superfície em relação ao nível do mar, possuindo altitude zero.
Após explanar o referido assunto, a mesma dividiu as turmas em grupo para produzirem uma maquete do mapa altimétrico. Sendo assim, Foi muito interessante a realização dessa atividade, pois os discentes desenvolveram suas habilidades na formação do espaço geográfico.  
  





Equipes que construíram as maquetes 



Turma do 6º ano B


Turma do 6º ano A


UM POUCO SOBRE CURVA DE NÍVEL

Numa planta topográfica, uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. É chamada de "curva", pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno é em geral manifestada por curvas.
São associadas a valores de altitude em metros (m)
Portanto, a curva de nível serve para identificar e unir todos os pontos de igual altitude de certo lugar.
Esta pode ser interpretada como uma batata, se a cortarmos em camadas, depois gradualmente desenharmos cada "camada" da batata em uma folha de papel, poderemos interpretar o desenho como uma planta de altitudes de um lugar. Se repetirmos o ato varias vezes no mesmo papel poderemos unir os pontos de iguais altitudes formando uma curva de nível.
As curvas de nível indicam uma distância vertical acima, ou abaixo, de um plano de referência de nível. Começando no nível médio dos mares, que é a curva de nível zero, cada curva de nível tem um determinado valor. A distância vertical entre as curvas de nível é conhecida como equidistância, cujo valor é encontrado nas informações marginais da carta topográfica.