quinta-feira, 23 de agosto de 2012

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO


O que é Folclore?

A palavra folclore é formada pelas palavras inglesas folk, que significa povo, e lore, que quer dizer estudo, conhecimento. Ele é o estudo dos costumes e das tradições de um povo, representado pelos seus diversos movimentos culturais regionais. Conhecê-lo permite a valorização daquilo que é uma das principais marcas de um país: a sua cultitra. 
No Brasil, o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação de nossa nação, pricinpalemtne os africamos, os indígenas e os europeus. As pessoas que o estudam são chamadas “folcloristas”. Um dos principais brasileiros foi Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
(Trecho retirado da coleção De Olho no Mundo)

Quem não conhece uma brincadeira, um versinho popular ou uma cantiga de roda? Pois sabia que as músicas, os brinquedos, as parlendas, e os jogos fazem parte do rico folclore infantil brasileiro. Se você prestar atenção, vai perceber que o folclore também faz parte da sua vida.
Diante disso, em comemoração ao dia do folclore brasileiro na Escola de 1º Grau Luiza Cecília os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental I, no turno matutino, desenvolveram brincadeiras culturais típicas do folclore. Já no ensino fundamental II, no turno vespertino, os alunos apresentaram o bumba-meu-boi. Uma vez que, dos folguedos brasileiros, o bumba-meu-boi é um dos mais conhecidos e populares. Nos diferentes estados onde ocorre entre eles Maranhão, Amazonas e Piauí, recebe diversos nomes como boi-surubi, boi-de-mamão. Os personagens também variam por regiões.




REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


Mais um encontro de pais e mestres das Escolas: Grupo Escolar de Minação e Escola Luiza Cecília no dia 21/08/2012.


No turno da manhã a reunião aconteceu com os pais e os mestres do primário, onde a diretora Mª Siene fez a abertura, em seguida foi apresentado o Hino Nacional em homenagem à semana da pátria. Logo após, a coordenadora Mª Edneusa apresentou aos presentes o resultado do IDEB do Grupo Escolar de Minação, onde a mesma alcançou a média prevista para 2011, que foi de 3,8, sendo a segunda melhor nota do Ensino Fundamental I do município de Barrocas-BA. Prosseguindo, a coordenadora apresentou os gráficos de desempenho da II unidade. Houve uma apresentação folclórica dos alunos das séries inicias do Ensino Fundamental I, que apresentaram a cantiga de roda comemorando a semana do folclore.
Encerrou-se o encontro com um lanche e com a mostra dos boletins aos pais.









No turno vespertino houve o mesmo encontro de reunião de pais e mestres da Escola de 1º Grau Luiza Cecília, onde foi apresentado o painel de desempenho, os gráficos de desempenho da II unidade, mostra dos boletins e o resultado do IDEB, onde a mesma atingiu a média 4,3, superando a meta de 2011 e atingindo a meta de 2017, ficando em primeiro lugar entre as escolas do Ensino Fundamental II do município de Barrocas-BA.
















terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia do Estudante



O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades. Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil. A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Vale lembrar que ao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da
 União Nacional de Estudantes? UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país.          Fonte: http://www.brasilescola.com/ http://www.smartkids.com.br

Para Celebrar esse dia tão especial, no dia 10 (sexta-feira) os professores, com o apoio da direção e coordenação, realizaram uma gincana com os alunos. Esse dia foi marcado por muita diversão e alegria entre os alunos.


Gincana no Grupo Escolar de Minação












Gincana na Escola de 1º Grau Luiza Cecília
















“Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida..."