Escola Luiza Cecília

Escola de 1º Grau Luiza Cecília

Ato de Criação nº. 127/98 – Diário Oficial de 30/12/1998
CNPJ: 04.467.950/0001-81

-----

Endereço:
Rua Fernando Henrique Cardoso, s/n. Povoado de Minação.
Zona Rural, Barrocas – Bahia.
CEP: 48705-000

Contato por e-mail: escolaluizacecilia@hotmail.com

Órgão mantenedor:
Prefeitura Municipal de Barrocas – BA
Secretaria Municipal de Educação de Barrocas – SEMEB

--------------------------

Um pouco da história da educação no povoado de Minação


Segundo moradores da comunidade, na década de 60 não existia prédio escolar no povoado de Minação e a educação formal acontecia nas residências de alguns moradores.
A primeira professora de que se tem notícia no povoado foi Anísia Gonçalves Pereira, que lecionava em sua própria casa. Nos arredores da comunidade outras professoras também lecionavam. Dentre elas, recorda-se de Edelzuita, que lecionava na residência do Sr. Pedro Luiz Damião; Marizete, que trabalhava na casa do Sr. José Maximiano da Mota; e a professora Anelita, que lecionava na residência do Sr. Vital. As residências eram oferecidas pelos moradores, sem fins lucrativos, porque não ganhavam nada com essas atitudes, apenas para beneficiar a comunidade.
Embora a educação fosse muito precária nesse período, os moradores que estudaram nessa época guardam boas recordações e lembram saudosos e agradecidos das professoras e das aulas, pois aquelas professoras eram as únicas pessoas que tinham um pouco de conhecimento nesse local e passavam para eles.
Na década de 70, foram construídos os primeiros prédios na Minação, o Grupo Escolar do Tanquinho, que hoje não existe mais, pois foi demolido, e o Grupo Escolar de Minação.
A partir do ano de 2001, o GEM passou a funcionar no prédio da Escola de 1º Grau Luiza Cecília. O seu antigo prédio funciona, ainda hoje, como sede para o PETI e o reforço escolar.

Fonte: Projeto Político Pedagógico das Escolas.