quarta-feira, 28 de março de 2012

DIA DO CIRCO

QUEM NÃO GOSTA DE CIRCO?!
No dia 27 de março comemoramos o Dia do Circo!

Neste dia, faz-se homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, símbolo do circo brasileiro, personagem criado por Abelardo Pinto. Este nasceu no dia 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Você sabia que as primeiras tentativas das práticas circenses começaram China? Lá foram encontradas pinturas de 5.000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.
E aproveitando esse dia, o Grupo Escolar de Minação realizou atividades com apresentação de videos e brincadeiras para comemorar o dia do circo.


Um Pouco da História do Circo:

Conta-se ainda que no ano 108 a.C. aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século XVIII, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.


Comemorando o Dia do Circo no Grupo Escolar de Minação









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.