Reunião
sobre o Programa Mais Educação
Nesta manha aconteceu a primeira
reunião do “Programa Mais Educação” com a direção da escola ELC, juntamente com os monitores e
pais dos alunos contemplados no programa, cujo objetivo era explanar aos pais
como será desenvolvido o programa, além disso, comentou sobre as atividades que
serão realizadas, tais como: oficina de música, de futsal, de teatro, de pintura, de confecções de brinquedos e oficinas sobre os campos do conhecimento (português
e matemática).
Ao final da reunião a diretora
Aline Cardoso pediu a colaboração dos pais para incentivar seus filhos para
participar de forma assídua com dedicação nas atividades.
A diretora Aline fazendo abertura da reunião
O público presente |
O QUE É
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria
Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas
por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como
acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos,
cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde,
educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a
Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e
Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar
o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações
Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de
2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”,
indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do
estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a
escola está localizada.
Por esse motivo a área de atuação do programa foi
demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que
apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas
em capitais e regiões metropolitanas.
As atividades tiveram início em 2008, com a
participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar
386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126
municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento
previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio
de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de
Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em
2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas -
definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para
beneficiar três milhões de estudantes.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o
governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de
consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também
recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e
referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos
pela própria escola com os recursos repassados.
Fonte: http://portal.mec.gov.br
"A alegria não chega apenas no encontro
do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode
dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
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